domingo, 9 de outubro de 2011

"A lei e a Ética da Cena Vampyrica - The Long Black Veil "





Em poucas palavras o "The Black Veil" é o código que orienta e estrutura a cena vampyrica no exterior, sendo reconhecido inclusive por certas agências do governo norte-americano e europeu, tendo até citações em seriados da TV paga como CSI e outros. O código teve uma primeira versão em 1997 para o Noir Haven "The Long Black Veil" de New York, conduzido por Father Sebastian V. Um segundo esboço foi publicado em 1998 na edição de estréia do periódico "Vampyre Almanac", que veio a se tornar a maior publicação européia e americana do gênero.

Ate o ano de 2000 o código passou por algumas revisões e adendos conduzidos por Lady Melanie, Michelle Bellanger dentre outros grandes nomes da cena vampyrica de vários países.

Em março de 2002 foi realizado o COVICA, com membros antigos da cena, e a partir dali o código era dividido em 13 partes e foi traduzido para vários idiomas, e tornou-se símbolo de uma cena glamourosa e de considerável produtividade cultural. 

Esta versão passou a ser conhecida ao final de 2002 como um conjunto filosófico de bom senso, tradições e de ética para a cena, e NUNCA como uma forma de regras para dominar, ditar ou governar a mesma cena e seus integrantes. A aceitação do mesmo sempre foi voluntária entre pessoas maduras. Alguns leitores que conheçam a cena S&M notarão que há uma certa proximidade entre o Black Veil e seus costumes. Também vale dizer que a liberdade de cada um termina o­nde começa a do outro - E se a mesma é invadida existem procedimentos judiciais óbvios e pertencentes a constituição e leis de qualquer país. 

Por que um conjunto de éticas, tradições, civilidade, etiqueta e extremo bom-senso? Simplesmente quando inexiste algo assim passa a valer a lei do mais forte, isso leva invariavelmente a uma ditadura e outras formas de violência que geralmente não estruturam nada, a não ser formação de guetos, ataques a minorias e excluidos. 

A EDIÇÃO DE 2005:

Esta é a nova edição do Black Veil é comprimida na forma de 5 pactos, e é a única edição aprovada pelo The Synod. Edições anteriores tiveram seu respectivo mérito, atualmente elas não eram mais eficientes ao tratar com as realidades que vivemos em nossas vidas diárias [ Dayside ] no universo mundano. Estes pactos visam assegurar a segurança e a prosperidade da " Sanguinarium" e de toda comunidade Strigoi Vii e seus simpatizantes. A adesão a este código é esperada por parte de todos Strigoi Vii, Black Swans e simpatizantes presentes nos Sanguinarium Sanctums, Noir havens e afins, entretanto as mesmas não existem para serem impostas ou qualquer ação semelhante, espera-se que aqueles que cultivam o bom-senso a integrem em suas existências.

Aos Strigoi Vii ou Black Swans que se juntarem aos Sanctuns e Noir Havens endossados pelo The Synod [também chamados de Sanguinarium] que violarem essas normas, os mesmos irão enfrentar o banimnento e a ex-comunicação do local. Como individúos somos socialmente responsáveis e nossas ações geram consequências e tem repercurssão no mundo, conforme nos tornamos mais visiveis na sociedade mundana. Todos os portadores do Legacy Ankh, sejam eles Strigoi Vii ou Black Swans tem seu papel na divulgação e tornar conhecidas essas leis.

Na verdade o conteúdo das mesmas permanecem sendo atitudes de bom senso e inatas aos vampyros e simpatizantes, as mesmas estão sendo trazidas via escrita pela primeira vez, com a função de informar e deixar claro alguns pontos importantes. Estes códigos são atitudes esperadas enm Sanctums e Noir havens do mundo. O que quer que pessoas fora desses realizem com consentimento entre ambas as partes em suas casas e outros lugares ficam a cargo de suas vidas, desde que não tragam consequências negativas aos membros da comunidade Strigoi Vii.

1-Segredo! - O Segredo assegura , protege e nos une em nosso pacto. Nosso mistério é apenas nosso, e quem quer que o decida explorar deve fazê-lo através de sua própria iniciativa e ação. Os ilusionistas brincam com nossas mentes em seus shows com truques a própria vista, assim nós vampyros também o fazemos. Honramos a escolha de um que prefere manter em segredo sua vida noturna daqueles que conhecem apenas sua vida diurna. E nunca compartilhamos essas informações sem a permissão explícita do mesmo. Mistérios interiores e sua revelação ficam a cargo do The Synod. Não partilhamos estes segredos com a mídia, não o partilhamos com os não-iniciados e nem com aqueles que não sejam do sangue! Isto é uma violação destes pactos. Se você for falar, fale apenas por você mesmo, não pelo Sanguinarium.

2- Honre a lei mundana! - Haja de acordo as leis da sociedade mundana que você vive [País, Estado, cidade e etc] Mesmo que você discorde da mesma!!!A nossa segurança de explorarmos nosso lado noturno [Nightside] depende em grande parte dela, se por ventura discordarmos da mesma devemos ter maturidade e nos tornarmaos socialmente responsáveis o suficiente para mudarmos a mesma de forma democrática e pública.

3- A metáfora do Sangue!- " Sangue é apenas uma metáfora para algo mais sutíl chamado de força-vital [ Prana]". Esta metáfora também simboliza os elos da família formada pelas comunidades Strigoi Vii. Ser um vampyro é muito mais do que a mitologia hollywoodiana mostrou e não nescessita o consumo de sangue físico para satisfazer a fome espiritual. Há outras formas de comunhão que são muito mais eficientes e atualmente bem desenvolvidas. Este pacto torna claro o óbvio, que é nescessário evitar o consumo do sangue humano devido a sérias complicações judiciais e de saúde [afinal ainda vivemos no mesmo mundo o­nde existe hepatite, aids/hiv. syphilis e etc]. Ser um Strigoi Vii, um vampyro não nescessita de alimentação sanguínea.

4- Responsabilidade! - Nós devemos honrar a nescessidade de estabelecermos objetivos materiais e racionais, antes de nos lançarmos rumo a exploração de nosso Nightside, devemos ter um bem estruturado Dayside. Espera-se que aqueles que irão conhecer nossos mistérios tenham alcançado a maioridade e a idade de 18 anos, não será permitido o envolvimento público ou privado de menores de idade na cena vampyrica.

5- Civilidade- Este se aplica ao tratamento para assuntos individuais. Se você tem problema com outro "do sangue", resolva-o particularmente, privativamente e com toda civilidade possível. Honrar e manter os códigos perdidos da etiqueta, demonstram maior refinamento e uma melhor apresentação social dentro dos Sanctums e para os mundanos.

Um comentário:

  1. Muito interessante o artigo amigo José Carlos, aliás, tudo é muito familiar por aqui, inclusive a foto (rs.rs.rs)...
    Meus Parabéns e um grande abraço !
    ^^V^^

    ResponderExcluir